AutoConfiança: precisamos falar sobre isso!

O que isso tem a ver com os seus resultados?

Se alguém te perguntar em uma entrevista de emprego se você se considera uma pessoa Autoconfiante, o que você responde? Bem, se você for como a maioria das pessoas, claro que vai dizer que sim. Seja por que você realmente é ou por que não quer demonstrar fraqueza.

 

A verdade é que nem todo mundo sabe o que realmente é ‘Autoconfiança’. Por isso antes de concluir se você é, ou não, autoconfiante, vamos desmistificar algumas coisas que as pessoas dizem sobre isso.

 

O que Autoconfiança NÃO é:

 

1 AC não é um sentimento.

Não dá pra dizer que uma pessoa é autoconfiante por que está feliz ou se sentindo em paz consigo mesmo. Da mesma forma, não dá pra dizer que uma pessoa triste ou ansiosa não tem confiança em si mesmo.

Nervosismo, apreensividade, empolgação, alegria, medo… Estes são sentimentos comuns e naturais a todo ser humano. Até podem ser resultado de um estado de grande ou baixa autoconfiança.

 

2 Traço de personalidade.

Quando você olha para uma pessoa introvertida e tímida é difícil acreditar que ela tenha autoconfiança, certo? Mas, não são poucos os atores, cantores e artistas extremamente tímidos, mas que desempenham bem o seu papel. De igual modo, pessoas extrovertidas e expansivas, em alguns casos, podem usar isso como uma forma de esconder sua baixo autoconfiança.

 

3 Ser bom em alguma coisa.

Fazer bem alguma coisa tem mais a ver com competência do que autoconfiança. Se reconhecer como ‘muito bom’ em uma determinada área pode até não ser uma coisa legal. Dependendo do quanto você se prende a esta limitação de ser bom só naquilo. Tipo aquelas pessoas que dizem: “Olha… Pra fazer isso, pode contar comigo. Mas, aquilo outro… Sem chance. Eu não me garanto”.

 

4 Autoestima.

Este é o erro mais comum de acontecer. As pessoas confundem ‘gostar de si mesmo’ com autoconfiança. Quando, na verdade, gostar de si mesmo e se valorizar é autoestima.

 

Existe um movimento muito forte hoje em dia de valorização da própria pessoa. Tipo, você se olhar no espelho de manhã e dizer: “Você é o cara… Você é Fo$3@ Não tem ninguém melhor que você…”. Isso é até muito bom como ferramenta de motivação. Mas só funciona por um momento. E não é capaz de gerar verdadeiras mudanças em você ou no seu comportamento.

 

Focar demais em se valorizar pode ter até um efeito negativo: a inflação do ego.

 

Sim. A autoestima, quando exagerada, faz com que a pessoa procure mecanismos de auto confirmação o tempo todo. É comum estas pessoas se cercarem de pessoas inferiores a ela naquela área em que ela se auto valoriza, apenas para se firmar como melhor naquilo.

 

Quer um exemplo?

Na escola sempre tem aquela ( ou aquele) adolescente ‘riquinho(a)’ rodeada de coleguinhas menos favorecidos financeiramente, só para evidenciar ainda mais o seu status.

 

Não quero dizer que a autoestima seja ruim. Muito pelo contrário. Ela pode ser uma excelente ferramenta para quem só enxerga defeitos em si. Mas, como tudo na vida, precisa ser equilibrada. Ela pode até ser um resultado da autoconfiança, mas, por outro lado, também pode servir justamente para ofuscar a falta dela.

 

Então, o que é Autoconfiança?

 

Uai…

Deixa eu te contar uma história:

Em uma festinha de aniversário, ligaram o Karaokê. O aniversariante já tinha 4 anos de aula de canto. Por isso, foi um dos primeiros a cantar sua música preferida, em português. O primo dele nunca tinha pego um microfone na vida, e morria só de pensar em se expor. Mesmo assim, escolheu um ‘Nirvana’ e foi lá e cantou desafinado, mas cantou.

 

Pra você, qual dos dois é mais autoconfiante?

Autoconfiança não tem a ver com estar preparado. Nem tampouco, o quanto você gosta de si mesmo. Autoconfiança não é fazer aquilo que você sabe que é bom. Autoconfiança é você ser capaz de entrar em ação, quando for necessário. Esteja preparado, ou não. É tipo aquela frase: “Se estiver com medo, finge ser corajoso e vai com medo mesmo”.

 

A autoconfiança é uma habilidade. Como tal, pode ser aprendida ou desenvolvida. É como um músculo que você trabalha na academia ou uma receita nova de bolo. Essa habilidade surge de uma mentalidade de iniciativa e ação, em que você sabe reconhecer suas limitações, mas não deixa que elas te impeçam de tentar fazer algo. Pois, você sabe que não existe erro nem derrota. Quando se lança em algo novo, ou você vence, ou aprende, e se prepara para tentar de novo futuramente.

Então, você se julga uma pessoa Autoconfiante?

Compartilhe

Leia também:

redondo

Davson dos Anjos

Oi, tudo bem?
Se o seu desafio é descobrir a sua melhor versão, o meu é te ajudar.



Veja também:

Newsletter:

Felicidade
É Coisa Séria!

Junte-se aos quase 3.000 inscritos e receba conteúdos quinzenais sobre como inserir a felicidade no seu dia a dia.

Últimos Posts

Outros Canais

Share this:

Like this:

Like Loading...

This will close in 20 seconds

Atendimento.
%d bloggers like this: